POLÍTICA
A comissão de inquérito será presidida por Paula Belmonte e terá o deputado Joaquim Roriz Neto como vice-presidente
A CPI do Rio Melchior vai definir o plano de trabalho da comissão, que pretende identificar e responsabilizar os culpados pela poluição do rio Melchior, localizado entre Samambaia e Ceilândia. A pauta será discutida na 1ª reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito, agendada para esta quinta-feira (3), às 11h no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A população local denuncia problemas de saúde provocados pela contaminação do corpo d´água. “Uma coisa é fato, irrefutável, que nós, representantes do povo do Distrito Federal não podemos deixar que o rio Melchior morra, e muito menos sermos complacentes com a agressão à saúde da população que reside naquela localidade, que estão padecendo de doenças decorrentes da poluição indiscriminada e descontrolada do rio”, justifica a deputada Paula Belmonte, no requerimento 840/2023, que deu origem à CPI.
No dia 26 de março, o deputado Daniel Donizet (MDB) foi anunciado como relator.
Os deputados titulares da CPI são: Paula Belmonte (Cidadania); Gabriel Magno (PT), Joaquim Roriz Neto (PL), Rogério Morro da Cruz (PRD) e Daniel Donizet (MDB). Os suplentes são, respectivamente: Max Maciel (Psol), Chico Vigilante (PT), Thiago Manzoni (PL), Martins Machado (Republicanos) e Hermeto (MDB).
Fonte: Agência CLDF