DF conquista categoria ouro no Selo Compromisso com a Alfabetização

Foto: Reprodução
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

EDUCAÇÃO

Prêmio do MEC reconhece práticas exitosas das secretarias que asseguram o direito à alfabetização

Em reconhecimento às iniciativas exitosas que promovem a alfabetização e o letramento dos estudantes na faixa etária adequada, a Secretaria de Educação (SEEDF) recebeu, nesta segunda-feira (10), a classificação ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, do Ministério da Educação.

A premiação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), ao qual o Governo do Distrito Federal (GDF) aderiu. O objetivo é premiar as secretarias de educação estaduais, municipais e distrital pela implementação de boas práticas de política de alfabetização.

O selo reconhece a implementação de políticas de alfabetização | Fotos: André Amendoeira/SEEDF

Ao todo, 4.187 municípios receberam o selo, sendo 2.592 na categoria ouro, 1.062 na prata e 533 na bronze. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou que, para atingir o compromisso pactuado com o MEC, a SEEDF criou o programa Alfaletrando, que oferece material pedagógico, suporte, acompanhamento e formação para os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, para garantir a alfabetização de 100% das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental.

“Eu falo com muito orgulho que somos a única unidade da Federação que construiu o próprio programa de alfabetização na idade certa. A criança que é alfabetizada no tempo certo segue adiante, sem reprovação, sem distorção e não abandona a escola, porque ela está motivada”, declarou a secretária.

Alfaletrando

O programa Alfaletrando é uma das iniciativas da Secretaria de Educação reconhecidas pelo prêmio

O Alfaletrando foi criado via decreto nº 45.495, de 2024, e tem como objetivos principais assegurar que 100% das crianças matriculadas na rede pública de ensino estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, e também recompor as aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos da rede pública de ensino, devido ao impacto causado pela pandemia de covid-19.

O programa é estruturado em cinco eixos: Governança e elaboração de política distrital de alfabetização, Formação de profissionais da educação e acompanhamento pedagógico, Sistema de avaliação, Melhoria e qualificação da infraestrutura física e insumos pedagógicos e Reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados que aderiram à política. Em maio do ano passado, o Governo do Distrito Federal (GDF) pactuou, junto ao governo federal, a meta de atingir 80% de alfabetização na idade certa até 2030.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, há indicativos que mostram a evolução do desempenho do país para atingir a meta. “Saímos de 36% e chegamos a 56% das crianças alfabetizadas. Temos uma meta de chegar até 2030 a pelo menos 80%, mas acredito que vamos atingi-la antes”, declarou.

*Com informações da Secretaria de Educação