SAÚDE
Natural de São Paulo e formado na UnB, novo membro da Abrasci fala da sua gratidão à capital e aponta desafios na área da saúde
Por Marcelo Moura
Com mais de quatro décadas a serviço da saúde da população do Distrito Federal, o médico Ivan Castelli assumiu nesta semana a cadeira de número 194 da Academia de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). A cerimônia foi realizada na última quarta-feira (26/2), no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
“Fico extremamente honrado com esse reconhecimento. Uma valorização à responsabilidade de uma vida dedicada à Medicina, ao atendimento médico da população da nossa capital”, declarou o Dr. Castelli.
Natural do município de Tupã-SP, o médico e especialista em Clínica Médica e Cardiologia chegou a Brasília em 1976 e formou-se em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) em 1982. “Sou extremamente grato a Brasília pelos grandes presentes que ela me deu, que foram uma formação sólida na UnB e uma carreira sempre pautada pela retidão, pela ética e pelo trabalho sério”, destacou.
Após a solenidade de posse, Dr. Castelli comentou alguns desafios que a área da Saúde enfrenta. “O envelhecimento da população, a utilização de novas tecnologias na saúde, o uso de novos medicamentos em tratamento na área oncológica têm criado uma pressão junto aos planos de saúde e pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde”, alertou.
“Além disso, o número de usuários dos planos de saúde, entre 2014 e 2024, é praticamente o mesmo, 51 milhões de usuários, em um período em que a população brasileira cresceu 6%, sobrecarregando o SUS, que acaba represando cirurgias e consultas nas especialidades médicas”, completou.
Ivan Castelli já atuou em diversos cargos tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde e atualmente é membro do Conselho de Administração do Hospital Daher Lago Sul e vice-presidente do Conselho de Saúde da ACDF.